Overunity.com Archives

International Networks on Free Energy => Brasil - Português categoria => Topic started by: nfeijo on May 03, 2013, 10:06:27 AM

Title: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 03, 2013, 10:06:27 AM
A gauchada em Porto Alegre está realmente investindo pesado. Veja só em http://www.rarenergia.com.br/. Seja quem for que está gastando no projeto, com certeza é uma grana escura. Espero que dê certo.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 03, 2013, 10:27:16 AM
Gostei da expressão, "grana escura" ;)
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 03, 2013, 10:51:30 AM
http://patent.ipexl.com/topic/Reciprocating_piston_cylinder_head_cover_having_an_integrated_fluid_exchange_rotary_disc_valve_1.html
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 03, 2013, 11:03:50 AM
Achei a patente.

http://patft.uspto.gov/netacgi/nph-Parser?Sect1=PTO1&Sect2=HITOFF&d=PALL&p=1&u=%2Fnetahtml%2FPTO%2Fsrchnum.htm&r=1&f=G&l=50&s1=8100103.PN.&OS=PN/8100103&RS=PN/8100103

Ariovaldo,

Coisa de carioca. Eles têm expressões deliciosas.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 03, 2013, 03:08:49 PM
Tenho acompanhado a história dessa máquina e acredito que o Renato não arriswcaria dinheiro ou credibilidade se não acreditasse....Infelizmente tenho deparado com um monte de gente tentando tirar vantagem e espero que não seja mais um...
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 03, 2013, 04:17:45 PM
Ariovaldo,

Se há um setor da overunity que não me parece ter qualquer chance de prosperar é esse. Daí minha curiosidade em entender como um cidadão culto, esclarecido e milionário embarca numa aventura dessas. Evidentemente esse é um investimento de centenas de milhares de dólares, em minha opinião totalmente perdidos. Tomara que eu esteja enganado e a geringonça funcione com perfeição.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: Schiko on May 06, 2013, 05:34:41 PM
Caramba  :o ... ou esse cara é doido ou ele já fez um teste em pequena escala e já comprovou o conceito, agora eu quero ver, se esse monstro funcionar vai ser um "chute no saco" de muita gente embora eu também não acredite.
Realmente impressionante!

abs!
Schiko
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 09, 2013, 07:40:14 AM
Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e só espero que "os grandes" não venham suprimir essas invenções que parecem desafiarem as leis da termodinâmica, embora seja evidente que na sua maioria são  grande mentiras, tais como Perendev, Don Smith, Andrea Rossi ( que ainda tem muito que provar), Kapanadze, Steven Mark e etc....Participo de vários forums e confesso ter aprendido muito e gastado mais do que podia ( ver para crer) e o que ví até agora, foram mais "melhorias de desempenho" do que outra coisa. Ok, pelo menos o tempo usado e o dinheiro gasto com isso, é uma melhor opção do que o dinheiro que gastava com medicamentos para "controlar" as crises de ataque de pânico que eu tinha...
Keep posting
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 09, 2013, 10:45:47 AM
Ariovaldo,

Dos que você citou só faço fé no Rossi, porque me parece estar explorando um fenômeno bastante comprovado, em vários locais. O comportamento dele é que é meio intrigante, mas acho que vai dar resultado. Eu terei em outubro completado treze anos de pesquisa, sem qualquer resultado em termos de OU. O meio é cheio de picaretas, os mais variados. Não se pode acreditar em ninguém, é preciso verificar tudo. Fico feliz em saber que o trabalho com OU te fez bem. A gente tem que estudar muito e isso é instigante, do ponto de vista intelectual. É uma bela ocupação. E volta e meia aparece coisa muito interessante, como essa de Palegre. Estou curioso em saber como vai terminar, se é que saberemos.

Um abraço. Tudo de bom.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 09, 2013, 05:14:26 PM
Você mora aonde? Estou nos EUA e o bom disso é o acesso à equipamentos, componentes e etc...Quando estava no Brasil, nem pensar....Tenho umas idéias que vou testar ao longo desse ano. Te manterei informado....
Um abraço
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 09, 2013, 09:04:04 PM
Ariovaldo,

Eu moro no Rio de Janeiro, mas sou gaúcho. Tenho dois filhos que moram nos USA, um em Atlanta, outro em Minneapolis e vou vê-los com muita frequência. Você está em que cidade ?

Tenho uma inveja danada de poder comprar componentes e equipamentos com facilidade e por preços razoáveis. Ainda bem que me equipei no curto tempo do Collor, quando se comprava via DHL e Fedex com a mesma facilidade que um americano. Agora voltou  o velho esquema de proibir tudo e cobrar taxas escorchantes. Não vou me estender porque você sabe muito bem como é.

Caso você tenha interesse, diga-me qual a sua área de pesquisa. Eu nestes treze anos tentei muita coisa e talvez possa te economizar esforços.

Um abraço,

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 10, 2013, 07:51:09 AM
Como disse, sou brasileiro e moro com minha esposa e dois filhos aqui na Flórida por mais de 12 anos. O filho mais velho trabalha no Brasil, Cuiabá.
Sou gerente de manutenção de um empresa na região de Gainesville e trabalho nessa mesma empresa ( Brasil e EUA) por mais de 33 anos. Minha formação é elétrica e eletrônica e pesquiso de forma diversificada. Já literalmente "explodí" minha garagem com produção de hidrogênio/oxigênio em demanda para melhoria de desempenho de milhagem de meu carro. Já testei motores de pulso com magnéticos permanentes, fiz várias bobinas de Tesla, Kapagen, acompanhando Naudin entre outras. Ultimamente tenho estado pouco quieto devido à quantidade de serviços na planta que trabalho e outras unidades do Canadá, Brazil e etc,
Meu proximo projeto é baseado na patente de Colman. Um pouco "perigoso" mas tenho como fazer sob controle
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 10, 2013, 05:57:19 PM
Pelo que entendi você tem tanta experiência quanto eu, retiro minha oferta. Eu trabalho em um ambiente com 14 metros quadrados, sem condição de mexer com gases. O que é uma pena, porque acho que a única coisa garantida em OU é essa energia gerada pelo hidrogênio atômico ao se recombinar em hidrogênio molecular, conforme o japa (Naudin) comprovou exaustivamente. Aliás, o Jean-Louis sumiu exatamente depois desse trabalho, deixando o fórum morrer e fazendo muito pouca coisa, o que me pareceu suspeito. Mas essa não é para o meu bico. Trabalho com um colega que é EE como você, temos um torninho de precisão miniatura, então costumo dizer que somos bons de eletrônica e fracos de mecânica. Em matéria de pulsante testamos tudo, os Adams e Bedinis da vida. Nenhum resultado também. Observamos alguns fenômenos curiosos ao mexer com toroides. Mas procuramos focar em resultados práticos e abandonar pesquisas, não somos cientistas. No momento estamos trabalhando com geradores homopolares, assunto que tem dado muito trabalho pela dificuldade de se entender os fenômenos.

Um dos grandes problemas nessa pesquisa é a medição. Medir energia ou potência com frequências elevadas, formas de onda não senoidais e pequenos valores é um tremendo desafio. Acho que isso explica tanto resultado falso. Nós já "encontramos" OU por várias vezes. A revisão mostrou que era erro de medida.

Manda o nome completo do Colman para que eu possa entrar no Google. Não conheço.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 16, 2013, 09:34:01 AM
Bom dia !!
Tirei 3 dias de férias ( bom prá caramba)
Voltando ao assunto. Estou estudando e iniciarei alguns testes nos próximos meses, se conseguir todo o material. Se estivesse na Russia seria melhor. Preciso de colbalto, fósforo e cádimo. Já tenho cobre e zinco assim como o gerador de alta frequência de 15 watts e testei ontem a noite. Preciso construr a antena de acordo com o tamanho da pilha química.Você pode pegar mais informações nesse site: http://www.thecrowhouse.com/Documents/free%20energy..pdf (http://www.thecrowhouse.com/Documents/free%20energy..pdf), página A-83.
Ví o seu post em inglês e o pessoal já acha que vc é o idealizador e sabe como funciona....Powercat...
No que vc está trabalhando agora?
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 16, 2013, 04:36:16 PM
Salve, Ariovaldo. Espero que tenhas aproveitado bem essas férias de primavera. Olhei o pdf, que eu já conhecia de uma versão mais reduzida. Não me lembrava de ter visto o projeto do Colman e não achei a página A-83. Na página 3-23 (116) encontrei um texto sobre o projeto, bastante curto. Está no mesmo capítulo do MEG e do Hans Coler. Esses eu já tentei, sem nenhum resultado. O MEG custou uma nota preta, por causa do núcleo especial do transformador, que mandei enrolar por profissional e ficou uma perfeição. Mexemos muito na eletrônica, para ter pulsos com subida muito rápida. Mas nada saiu dali. O do Coler já é mais fácil de fazer, mas também  nada rendeu. Ainda não li direito o do Colman, mas me pareceu muito estranho. Depois que eu olhar com calma te falo mais. Há um projeto, citado pelo japa (Naudin), que nós tentamos, em que há um núcleo de ferro que é excitado por uma RF de 15 w, 21 MHz,  se não me engano, ao mesmo tempo em que é saturado por um ímã DC parrudo, de 2 T. São três bobinas e o cara fala na transmutação nuclear do Fe. Nunca conseguimos os 15 w de RF, eu usei meu transmissor de rádio-amador mas não conseguimos casar as impedâncias e só tiramos 5 w. Projeto muito maneiro. A patente é em tcheco e tive de mandar traduzir. Com tanta história de LENR e transmutação nuclear solta na net, dá vontade de testar.

No momento eu e meu companheiro estamos trabalhando com homopolar de Faraday. Se você quiser apanhar pega esse troço. É tudo anti-intuitivo, aparece potencial onde você menos espera. Os geradores fornecem tensões muito baixas, da ordem de 400 mV você já solta foguete. Por outro lado a resistência interna dos geradores é baixíssima e você pode tirar correntes muito altas. Até agora nada de mais conseguimos. Mas a gente não desiste.

O companheiro lá da máquina de gravidade se enganou comigo, nada tenho com aquela loucura. Mas que estou muito curioso de saber no que vai dar, lá isso estou. Tenho parentes em Palegre e posso pedir a alguém que vá olhar. No momento é mais fácil olhar as belas fotos que ele manda.

Um abraço,

Ney

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 16, 2013, 05:24:30 PM
Já brinquei com homopolar ( custou-me uma unha), além do preço do disco de cobre, mágnético de 200 kilos de presão e etc... Corrente alta, tensão baixa. Transferência pode ser feita por escovas, nas muito atrito, e etc...Pode-se usar mercúrio. Muito caro para "assalariado". Hans Cooler possivelmente usava "radium",  assim como Steve Mark  e outros. O MEG custou-me 70 dolares do núcleo, mais o enrolamento. Cortei a mão com o vidro do núcleo. Resultado pífio. Quanto a transmutação do ferro 56, também tentei. Só consegui experiência. Uma coisa eu te falo, todos esses testes estão nos preparando para o futuro, e tenho certeza que vamos "nós os pesquisadores" achar novas tecnologias..
Dê uma olhada nesse artigo, simplesmente sensacional. Fala-se dos vortex produzido por permanente magnéticos quando se coloca tensão. [size=78%]http://www.theregister.co.uk/2013/05/09/mag_antennas/ (http://www.theregister.co.uk/2013/05/09/mag_antennas/)[/size]
Fiz um teste ( FARADAY motor) usando permanete magnético e água com sal. Impressionante o movimento da água.


Ariovaldo

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 16, 2013, 05:27:07 PM
Desculpa os erros de português. Estou enferrujado e não tenho não tenho o software de correção. ..
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 16, 2013, 05:29:24 PM
Ney, o que teus filhos fazem por aqui?

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 17, 2013, 10:36:52 AM
Ariovaldo, esquece o vernáculo. Acho que língua é um instrumento de comunicação, apenas. Eu procuro escrever o melhor que posso, mas sem qualquer estresse. Então deixa os erros para lá. Os meus filhos estão aí há uns quinze anos. Os dois trabalham em informática. O mais velho tem cinquenta anos e é engenheiro de rede, mora em Minneapolis. O outro é programador e mora em Atlanta. Nenhum dos dois quer voltar, estão felizes e perfeitamente integrados na sociedade norte-americana. Um se naturalizou e o outro tem green card. Eu estou aposentado e poderia morar aí, mas não me acerto fora do Brasil. Aliás não me acerto fora do Rio de Janeiro. Cachorro velho não aprende truque novo. Conheço um pouco dos USA e meu lugar preferido é a Flórida, especialmente Fort Lauderdale.
Bacana que você percorreu os mesmos caminhos que nós. MEG, Hans Coler, pulsantes, transmutação de Fe. Por falar nisso, você conseguiu excitar a bobina com os quinze watts de RF ? Pergunto porque isso nós não conseguimos e eu fiquei com a impressão de que valeria tentar de novo. Se você conseguiu e não deu nada então desisto definitivamente.
Vou ler esse artigo que você me mandou. Ainda não tive tempo de ler direito aquele do Colman. É tanta coisa que até para aposentado falta tempo.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: lancaIV on May 18, 2013, 02:27:55 PM
http://worldwide.espacenet.com/searchResults?compact=false&ST=singleline&query=envez&locale=en_EP&DB=worldwide.espacenet.com (http://worldwide.espacenet.com/searchResults?compact=false&ST=singleline&query=envez&locale=en_EP&DB=worldwide.espacenet.com)


Depois de 250.000 Euros investimento (2 projectos) esta técnologia de imans capacitivos esta livre,open source .
O primeiro "Rotor" era testado,avaliado  é galardado com o direito de Patente no INPI em Lisboa (PT).

http://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/patentes.jsp?lang=PT (http://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/patentes.jsp?lang=PT)


Entrar em "Entidade" com ENVEZ .


Boa sorte                CdL
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 19, 2013, 09:58:52 AM
Ariovaldo, ontem encerramos com homopolar. Fizemos duas "pilhas" com homopolares, serializamos. DDP final: zero. Absolutamente incompreensível. Desistimos.
Pegamos um motor de Lorentz que tínhamos largado pelo meio do caminho, com um estator em forma de onda quadrada. O rotor tem doze ímãs alternando N-S, há um hall que vira a corrente a cada ímã que passa e uma eletrônica com alguns fets. Funciona com 0,9 V e uns seis ampères. A ideia era modificar o estator para que não houvesse indução. Não conseguimos. Sempre uns 200 mV senoidais.

Se quiseres te mando umas fotos desse motorzinho. Vai ser mais um fracasso na nossa coleção, que já não é pequena.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 19, 2013, 12:08:42 PM
Beleza esse motor. O que fiz, usei uma massa maior de cobre e consegui somente aquecer as barras. Nao tenho muitas fotos ( uma das coisas que meus filhos sempre falam: voce nao anota, nao tira fotos e etc...) manda mais fotos desses que voce fez. Quanto a excitacao com alta frequencia, alem do choque que levei, consegui somente carregar com estatica, acho eu, ao rolo de cabo coaxial que nao tinha nada com os testes. Independente de tudo, ainda nao terminei o que planejava fazer. Espero ter tempo na semana que vem.
Um dos testes que fiz, e ainda esta montado, foi o que se usa um induction cooker. Legal e interessante, apesar que acho que preciso ir um pouco mais a fundo, coisa que o Naudin tambem nao foi. Uso uma bobina tipo panqueca bifilar.
Minha esposa esta "P" da vida comigo. Minha casa esta uma bagunca. Material e ferramentas na metade da garagem e a area do fundo totalmente cheia ( torno, fresa, obviamente pequenos) e agora montei uma bancada em um dos quarto ( osciloscopio, gerador de frequencia, fonte, componentes, etc). Porta malas do carro entao esta terrivel. Rolos de fio, magneticos, ferramentas e etc. se fosse no Brasil ja teria feito um " puxadinho" E vc, tem um espaco?



Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 19, 2013, 05:53:24 PM
Você mora numa casa e com garagem. Eu e o meu companheiro de loucuras moramos em apartamentos. Eu tenho um pequeno lugar com 14 m2 que é onde fazemos nossas experiências. Você tem razão, a tralha que se junta é impressionante. Nós temos um torninho que vira fresa, 40 cm entre pontas, sem caixa norton nem passeio automático do carro, com o qual temos nos virado. Mas sem dúvida somos bons de eletrônica e péssimos de mecânica. Nossos rotores nunca ficam bem balanceados. Já se soltaram os ímãs de um pulsante a 17k rpm e o meu companheiro foi parar no pronto socorro, com uma lesão feia no pescoço. Graças a Deus só rendeu uma cicatriz.

Estou te mandando um vídeo do motor Lorentz rodando, bem curtinho. Se é que vai permitir o upload. Nunca uploadei vídeos aqui no OU.com. Não aceitou. Vai uma foto da bancada. O artista que aparece é o João Carlos, a vítima do ímã.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 19, 2013, 06:52:37 PM
LancaIV,

Não consegui. Cliquei entidade, abriu-se a página em anexo. Experimentei digitar "ENVEZ" em todos os campos. Não funcionou.


Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 20, 2013, 05:16:22 AM
Hi nfeijo,

It works for me. On the page you show I wrote ENVEZ into the Name field only, and clicked 'Pesquiser'. Then I got this page I attached.

I use google translate to write this Portugese text:

Ele funciona para mim. Na página você mostrar que eu escrevi ENVEZ no campo Nome só, e clicou 'Pesquiser. Então eu tenho esta página em anexo.

Eu uso o Google Translate para escrever este texto em língua portuguesa. Eu falo um pouco de português.


Hi LancaIV,

I wonder why the patents were not renewed, does it mean the 'capacito-magnetic coil' operates without any advantage?

Oi LancaIV,

Eu me pergunto por que as patentes não foram renovados, que significa o "coil capacito-magnético opera sem qualquer vantagem?

Greetings,

Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 20, 2013, 07:31:42 AM
Gyulasun, LancaIV,

Obrigado, Gyulasun. Consegui abrir, apareceram três patentes. Vou lê-las com calma, tenho dificuldade em entender patentes, me parece que foram escritas por advogados para não serem entendidas. E estou curioso em saber que máquina é essa.

Esses tradutores automáticos melhoraram muito. O português e o inglês são ambos inteligíveis. E vocês dois estão de parabéns, escrevendo nesta língua tão difícil.

Um abraço,

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 20, 2013, 08:31:26 AM
Vi que você está com várias fontes...Para falar a verdadade, também tenho dificuldade de colocar vídeos e etc... Vou tirar umas fotos essa semana e te envio. O importante é curiosidade em descobrir, tentar,etc. Você disse que são bons em eletrônica e ruim e mecânica. Vou te confessar, não sou exatamente bom em nada, talvez um pouco em elétrica, mas sou curioso e persistente e não tenho medo de tentar, mesmo indo contra tudo o que aprendí pela forma convencional. Meu amigo, de "Jacob ladder", "Tesla, hairpin",  Tesla switch etetrônico e eletromecânico, já fiz de tudo um pouco. Isso no mínimo mantém a mente ativa e afiada.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 20, 2013, 03:48:00 PM
Ariovaldo,
Eu te disse que somos bons em eletrônica por comparação com a mecânica, em que somos piores. Tu disseste que és fraco em documentação. Nós somos péssimos. Quando começamos, em 2000, eu fazia um diário caprichado, como o que me ensinaram a fazer em laboratório quando fui treinado. Depois de um ano desisti, porque nunca tinha usado o diário para nada. Aí caímos no outro extremo, não anotar nem fotografar nada. O resultado é que só me lembro com detalhes (?) dos últimos projetos, o resto lembro pouco. Notei que fizeste alguns projetos em áreas onde nunca andamos. Vou te fazer perguntas sobre eles, se estiveres de acordo. Achei a patente do Harold Colman, lá no A-83 do pdf. Tens muito peito para encarar aquilo, com emissão de alfa, beta e gama. O mais provável é que não emita nada, mas se emitir gama é um perigo enorme. Melhor experimentares alguma coisa menos arriscada. Manda as tuas fotos, que eu irei atacar com as minhas. Meu vídeo tem 5.600 KB e o limite aqui é de 5.000. Como não sei cortar o vídeo, ainda tenho que aprender, não consigo uploadar. Mas o vídeo só mostra o motorzinho rodando. Posso tirar umas fotos dos oscilogramas, que mostram a geração de senóide pelo estator.

Gyulasun,
Não consegui passar daquela tela que você postou, em que aparecem as três patentes do inventor português. Como faço para ler os textos das patentes, seja em inglês ou em português ?
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 20, 2013, 04:37:17 PM
Quote from: nfeijo on May 20, 2013, 03:48:00 PM
Ariovaldo,
Eu te disse que somos bons em eletrônica por comparação com a mecânica, em que somos piores. Tu disseste que és fraco em documentação. Nós somos péssimos. Quando começamos, em 2000, eu fazia um diário caprichado, como o que me ensinaram a fazer em laboratório quando fui treinado. Depois de um ano desisti, porque nunca tinha usado o diário para nada. Aí caímos no outro extremo, não anotar nem fotografar nada. O resultado é que só me lembro com detalhes (?) dos últimos projetos, o resto lembro pouco. Notei que fizeste alguns projetos em áreas onde nunca andamos. Vou te fazer perguntas sobre eles, se estiveres de acordo. Achei a patente do Harold Colman, lá no A-83 do pdf. Tens muito peito para encarar aquilo, com emissão de alfa, beta e gama. O mais provável é que não emita nada, mas se emitir gama é um perigo enorme. Melhor experimentares alguma coisa menos arriscada. Manda as tuas fotos, que eu irei atacar com as minhas. Meu vídeo tem 5.600 KB e o limite aqui é de 5.000. Como não sei cortar o vídeo, ainda tenho que aprender, não consigo uploadar. Mas o vídeo só mostra o motorzinho rodando. Posso tirar umas fotos dos oscilogramas, que mostram a geração de senóide pelo estator.



Não sei o que estou fazendo de errado, mas não consigo nem colocar fotos. Já diminui o tamanho (KB), já salvei em outra pasta e e tc. o formato é o JPG. Alguma dica?
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 20, 2013, 06:55:44 PM
Quote from: nfeijo on May 20, 2013, 03:48:00 PM
....
Gyulasun,
Não consegui passar daquela tela que você postou, em que aparecem as três patentes do inventor português. Como faço para ler os textos das patentes, seja em inglês ou em português ?

Oi Ney,

O texto das patentes não estão incluídos nesse site. Se você clicar no número de patentes (são na cor azul), você só pode ler o resumo da patente e do processo de patenteamento, com datas etc, mas nenhum outro texto da patente está lá, ainda há um ícone versão PDF clicáveis ​​no do lado esquerdo, não é o texto da patente.

Se você quiser ler o texto das patentes, use este link para o Instituto Europeu de Patentes e este foi dado por LancaIV acima:

http://worldwide.espacenet.com/searchResults?compact=false&ST=singleline&query=envez&locale=en_EP&DB=worldwide.espacenet.com

Basta clicar nos títulos das patentes, uma a uma, e escolha a opção "documento original" da coluna de menu vertical no lado esquerdo.
By the way, LancaIV pode ler e escrever e falar fluentemente em Português, mas Eu posso fazê-lo um pouco.

Saudações,
Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 20, 2013, 07:28:32 PM
Ariovaldo,

Não sou nenhum expert no assunto. Tenho puxado o arquivo via ctrl C/ctrl V para essa caixinha  onde está escrito "Attach". Depois é só apertar o Post, como de rotina. Só tenho usado o jpg. Acho que se forem fotos separadas, você pode reunir até 6.000 KB. O tamanho individual de cada arquivo é de 5.000 KB no máximo. Meu vídeo não foi aceito porque é maior do que 5.000 KB.



Gyula,

Agora acho que entendi. Vou para o Instituto Europeu de Patentes e lá escolho "texto original" no lado esquerdo. Vou tentar.
Você e o Lanca IV estão aprovados com grau dez no exame de português.

Saudações,

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 21, 2013, 10:05:06 AM
Olá Ney,

Eu espero que você conseguiu olhar os três patentes. A primeira é em Inglês: WO2009154492 e sua patente idêntica Português é: PT104078 o que você pode ler aqui:
http://worldwide.espacenet.com/publicationDetails/originalDocument?FT=D&date=20091130&DB=EPODOC&locale=en_EP&CC=PT&NR=104078A&KC=A&ND=4 (http://worldwide.espacenet.com/publicationDetails/originalDocument?FT=D&date=20091130&DB=EPODOC&locale=en_EP&CC=PT&NR=104078A&KC=A&ND=4)

Esta configuração utiliza bobinas capacitivos, feitas a partir de duas fitas de cobre,  separadas por Macrofol, uma 'fita isolante'. O estranho é que o fator de potência de tal configuração do motor é dito ser zero, ou seja, cosseno phi = 0.

Aqui está um post anterior de LancaIV onde escreveu Jorge Ferreira (o inventor) medido um consumo de insumos: 220V/68mA e a potência mecânica foi 5kW...: http://www.overunity.com/10212/drj600-350-cnf-reactor/msg270686/#msg270686 (http://www.overunity.com/10212/drj600-350-cnf-reactor/msg270686/#msg270686)

Parece incompreensível ... e agora os direitos de patente expirado.

Saudações, Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 21, 2013, 10:40:45 AM
Gyula,

Muito interessante. São patentes de 2008, se não me engano. Para prescreverem em 2013, só pode significar que houve desinteresse pelo processo ou falta de pagamento de alguma taxa. Vou ler com toda a calma. Tenho dificuldade em entender patentes. Sempre tive a impressão que o redator - algum advogado - está se esforçando para esconder o segredo.

Muito obrigado pelo auxílio.

Saudações,

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 21, 2013, 11:11:52 AM
Ariovaldo,

Este é o estator do motor de Lorentz. Fizemos todos os arabescos possíveis para ter torque sem indução. Nunca conseguimos.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: lancaIV on May 21, 2013, 05:18:09 PM
Sao trés requerimentos da Envez/inventor Jorge Ferreira e so o primeiro requerimento testado e galardado com todos os direitos dum patente comercial !


2009 um socio da Envez pediu me de falar com o Sr.Dr. Santos sobre a minha cooperacao
com o Sr. Jorge Ferreira e o fornecimento de trés conjuntos de motor-geradores a uma empresa SGVR SA !


Depois desta conversacao com o Sr.Dr.Santos ,gerente e investidor,
Dr.Santos pediu Senhor Ferreira de esclaracer a situacao,
porque ele sentiu se- como investidor -burlado  !


Mas a consequencia por lado do Sr. Ferreira era a ruptura da cooperacao com a Envez mas tambem comigo e a SGVR !
Uns meses depois o Dr. Santos tinha um AVC e tinha de ser internado por quasi um ano ( incluindo a recuperacao dos funcoes corporais,fim 2009-2010) e durante desse tempo os prazos dos requerimentos eram passados !


O projeto II era a cooperacao com Sr.Ferreira/Envez Lda.
e o projeto I era a cooperacao Sr.Ferreira/SGVR SA/ Dr.Pavel Imris /"eu"


os rotores : baseado na técnologia dos "Bandkondensatoren" do Dr. Imris :
no Dec.2008 eu convidei o Sr.Jorge Ferreira de me accompanhar numa viagem de Porto para Hassleben-
ali visitar o cientista Dr.Pavel Imris e ver uma demonstracao do efeito desta técnologia capacitiva !


Esta demonstracao deixou o Sr.Ferreira muito impressionado e durante dum mes ele construi um motor electrico com imans capacitivos por 1000 Euros-funcional !


Com os meus melhores cumprimentos
                                                           CdL


p.s.: as informacoes nas paginas do espacenet sobre os rotores nao sao
        suficiente:
        no "legal status" nada le-se sobre um teste e um "aval" !
        eu propriamente era muito surpreendido de receber a informacao sobre
        este galardao técnico do primeiro rotor :
        em 2010 ,da boca dum ex-socio da Envez qual esteve presente na
        demonstracao técnica do motor no INPI em Lisboa !   

        mas nas paginas do inpi.pt le-se "o curriculum vitae" deste rotor !
        a resposta #24 do membro gyula mostra a entrada 
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 21, 2013, 05:58:28 PM
Olá LancaIV,

Você pode compartilhar quaisquer medições na bobina capacitiva como auto-capacitância ou indutância da metade da bobina? Quaisquer outros detalhes de construção?
No rotor quantos rolos foram fixadas: de facto apenas uma bobina, como mostrado na Figura da patente? E mais algumas perguntas, é claro, se puder ...   8)

De qualquer forma, obrigado pela informação!

Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: lancaIV on May 21, 2013, 06:37:55 PM
Quote from: gyulasun on May 21, 2013, 05:58:28 PM
Olá LancaIV,

Você pode compartilhar quaisquer medições na bobina capacitiva como auto-capacitância ou indutância da metade da bobina? Quaisquer outros detalhes de construção?
No rotor quantos rolos foram fixadas: de facto apenas uma bobina, como mostrado na Figura da patente? E mais algumas perguntas, é claro, se puder ...   8)

De qualquer forma, obrigado pela informação!

Gyula


Hallo gyula,
dentro dos claims sao uns numeros mais !
Mais nao esquece a differenca entra o tipo Imris e tipo Ferreira : foil versus coil !


Neste momento esta um processo judicial em curso com o pedido da Envez de receber todo o conhecimento técnico tipo "livro de instrucao" com a possibilidade de reproducao desta técnologia !


( O motor-gerador nas maos da SGVR SA e uma outra possibilidade,
mas actual nao disponivel )


Até proxima
                   CdL
                 
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 22, 2013, 08:45:45 PM
Lanca IV, Gyula,

Conforme já disse, não ando bem em patentes. Pelo que entendi - o Lanca que me corrija - esse Imris, que tem mais de 20 patentes, descobriu uma nova maneira de enrolar bobinas. O Lanca levou o Ferreira até ele e o Ferreira inventou e patenteou esse motor que usa essa nova tecnologia de bobinas. O investidor adoeceu e o assunto desandou, até a patente prescrever. O segredo todo então está na tecnologia da bobina. Essa eu ainda não entendi direito. Aprendi que é enrolada a partir de duas fitas de cobre separadas por uma fita isolante, com um núcleo de material paramagnético (alumínio ?). Nunca vi núcleo paramagnético. Duas fitas de cobre separadas por isolante devem dar um belo capacitor. Como serão ligadas estas fitas ? A alimentação é DC ou AC ? Essas bobinas, as duas do estator e a bobina móvel, se atraem ou se repelem ? Apesar de olhar as patentes do Imris não peguei o segredo.

Agradeço se puderem esclarecer. O Ariovaldo bem que podia sair detrás do toco e ajudar também.

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 23, 2013, 05:58:27 PM
Quote from: lancaIV on May 21, 2013, 06:37:55 PM

Hallo gyula,
dentro dos claims sao uns numeros mais !
Mais nao esquece a differenca entra o tipo Imris e tipo Ferreira : foil versus coil !


Neste momento esta um processo judicial em curso com o pedido da Envez de receber todo o conhecimento técnico tipo "livro de instrucao" com a possibilidade de reproducao desta técnologia !


( O motor-gerador nas maos da SGVR SA e uma outra possibilidade,
mas actual nao disponivel )


Até proxima
                   CdL
               

Oi Lança,
Obrigado pela informação adicional, e eu também notei que as reivindicações das patentes existem outros números...  8)
Também é certo sobre a diferença entre a construção das bobinas capacitivas, usando fios ou folha. Eu acho que a bobina de folha pode dar perda elétrica menos do que a bobina de fio. Pavel Imris também usado folhas (não só fios paralelos) com isolamento entre as camadas planas (DE20317795, DE19927355).Agradeço qualquer ajuda adicional sobre este motor que você pode dar.
Obrigado, Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 23, 2013, 06:06:43 PM
Oi Ney,
Eu também tenho problemas para entender completamente as patentes de Ferreira.
Pavel Imris criado a "bobina capacitiva" que significa uma bobina tem uma maior capacidade de auto (self-capacitance) pela sua construção ou usando capacitores externos. Acho que o Senhor Ferreira apenas usou as bobinas capacitivas e construído pelo menos dois tipo de motores, pelo menos as duas patentes, PT104491 e PT104492 mostrar duas diferentes configurações mecânicas.

Provavelmente o "segredo" é usar as bobinas capacitivas em sua freqüência de ressonância por sua impedância AC é alta (circuito LC ressonante paralelo) para entrada de corrente é baixa, mas o atual dentro do circuito do LC de circulação pode ser alto e pode criar alto campo magnético, e os aumento campos magnéticos podem aumentar a força de impulso entre o rotor e o estator. A tensão de entrada pode ser AC ou tensão de C.C. pulsada, que suponho. Em suma, precisamos da ajuda de LancaIV para compreender plenamente este motor.
Atenciosamente,
Gyula

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 26, 2013, 11:06:59 PM
Desculpe a sumida. Muito trabalho.
Vi o o motor e possivelmente esta acontecendo contigo o mesmo que aconteceu comigo, ou seja, NADA. Na verdade, considerando o que se conhece ate entao, deveria ter alguns milivolts pelo menos...
Quanto as fotos, nao sei se meu computador tem algum firewall que nao permite postar, mas ate entao nao consegui colocar nada. Estou pensando abrir um canal no youtube ou um segundo facebook para postarmos coisas em portugues......
Tenha uma boa semana.

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 27, 2013, 06:04:52 PM
Ariovaldo,

Você já montou o motor do Ferreira ? Era dele que você estava falando ? Eu e o Gyula estamos aguardando que o Lanca nos esclareça melhor sobre essa misteriosa bobina. Se você souber de alguma coisa entra aí e diz.

Grande abraço,

Ney
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 28, 2013, 09:28:16 AM
Não, não montei e foi aqui nesse forum que ouví falar desse motor com esse tipo peculiar de bobina pela primeira vez. Como vc disse, vamos ver se o Lanca tem mais detalhes sobre esse motor. Gostaria de testar.


Um abraço
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 31, 2013, 07:38:31 AM
Salve, Ariovaldo e Gyula,

Continuo aguardando o Lanca nos dar alguma dica para começar a enrolar as bobinas do motor do Ferreira. Qualquer hora ele aparece.

Enquanto isso vou falar de um motor que bolamos e que não teria back emf. Calculamos que a partir de umas 3.000 rpm ele estaria OU, mas nunca passou de 2.400 rpm, e nunca descobrimos porque. Consiste de uma toroide enrolada com uma bobina bem apertada e que junta ponta com ponta, isto é, termina num curto. Quando se alimenta a bobina com DC em pontos diametralmente opostos são criados dois eletro-ímãs em paralelo, que procuram no estator  o ponto de menor relutância magnética, fazendo a toroide rodar noventa graus. Mas, a medida que a toroide roda, os polos norte e sul ficam parados nos pontos de alimentação e a tendência a rodar fica constante. Nós alimentávamos com uma fonte de PC, com 5V e uns 45 A. Ao contrário da teoria não passava de 2.400 rpm. As escovas atrapalham um bocado, mas não nos pareceu que a culpa fosse só delas.

Vão as fotos. Não sei se me expliquei bem. Até onde sei, esse motor foi de nossa criação. Nunca vi nada igual. Pena que foi mais um fracasso.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 31, 2013, 07:42:03 AM
Tentando mandar fotos.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 31, 2013, 07:48:05 AM
Acho que agora peguei a manha.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 31, 2013, 10:09:16 AM
Oi Ney,

Acho o Lanca não vai dar mais informações até que todos os problemas legais no fundo são liquidadas.

Quanto seu motor: Eu acho que o fator limitante para o rpm é a tensão de 5V DC, a menos que você fez testes com 12V ou maior tensão DC. Aqui eu suponho que você usou a 5V para alimentar as escovas do rotor? Desculpe se eu entenda mal.

Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 31, 2013, 10:23:07 AM
Não tinha visto antes um motor igual a esse. Talvez, como Gya falou, aumentando a tensão, possivelmente a velocidade aumentará.


Já montei um semelhante à patente abaixo.
http://peswiki.com/index.php/Directory:Flynn_Parallel_Path_motor (http://peswiki.com/index.php/Directory:Flynn_Parallel_Path_motor),
Usei um estator de um motor de ventilador de ar condicionado adaptado. A minha montagem foi muito pobre, principalmente pela dificuldade de colocar os imãs. Foi divertido, quando o usei como gerador...
Um abraço
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on May 31, 2013, 11:54:47 AM
Gente, não fui capaz de me explicar direito. Esse motor não tem força contra eletromotriz, ou pelo menos assim nos pareceu. Então a medida que ele é capaz de se mover, e com 5 V 46 A ele se move com excelente torque, ele deveria acelerar até o infinito. Se ele produzisse alguma BEMF ele deveria ir diminuindo a corrente a medida que aumenta a rpm, como qualquer outro motor, mas isso não acontece. Ele se mantém com a mesma corrente desde que começa a girar até se estabilizar. Ele é alimentado pelas espiras da bobina que está enrolada em torno da toroide, com os dois pontos de alimentação defasados de 180 graus. No ponto onde você alimenta + aparece o polo norte, no ponto - aparece o polo sul. Como vocês viram o estator dele tem dois pontos (áreas) mais próximos do rotor, com relutância menor. Então o ímã gira para se orientar com o menor caminho magnético e muda a espira da alimentação. A escova, como sempre, é uma desgraça. Suja as espiras, oferece uma resistência alta, mas não é a culpada do fracasso. Imaginamos que o problema final fosse uma tal de viscosidade magnética, muito mal entendida por nós.

Então aumentar a voltagem, o que aumentaria a corrente e por via de consequência a potência consumida, não é a solução. Vai outra foto do rotor.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on May 31, 2013, 02:13:13 PM

Em 2009 tentei replicar o gerador do robert alexander e não tive sucesso. ( mais uma vez, pequei na parte mecânica). Naquela época usei um rotor de um motor de partida. Você não acha que você poderia usar pelo menos o "coletor"? Possivelmente com 25 pontos.
Achei sua ideia beleza. Acho que com o coletor você poderia diminuir o atrito.

http://www.overunity.com/5882/robert-alexander-motorgenerator/#.UajmuUDql8E (http://www.overunity.com/5882/robert-alexander-motorgenerator/#.UajmuUDql8E)

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on May 31, 2013, 02:53:58 PM

Ok, agora eu acho que entendo. Assim, o "uggly olhando" bobina no estator não tem qualquer significado e os dois pontos (ou área) para mais perto do rotor de segurar um menor caminho de relutância para o rotor do que o restante do espaço de ar faz. A potência de entrada de 230W (5V x 46A) alimenta dois eletroímãs no rotor em forma toroidal e as escovas de segurar o botão ON e OFF dos eletroímãs. Isso é correto?

Assim, este princípio assegura que não existe qualquer força electromotriz contador apenas porque não existe indução quando o rotor gira. Esta é uma configuração de motor inteligente de fato.

Agora, pensando em por que você não conseguir um maior do que 2400 rpm eu acho que deve haver um equilíbrio entre a força dos eletroímãs ea massa (peso) do rotor (uma pequena resistência do ar também é um fator aqui) e de ter atingido o limite de velocidade devido a esse equilíbrio.

Agora eu acho que uma possível melhora na rpm poderia ser feito:

1), através do aumento da área da superfície dos dois pontos em que os electromagnetos para atrair

2) através de uma muito elevada permeabilidade de metal para formar as áreas de superfície dos dois pontos

3) por enrolamento de voltas mais para o rotor para obter uma maior Voltas Amper mas obviamente, o ponto de saturação do núcleo de rotor pode representar um limite

4) usando mais dois pontos para formar dois caminhos mais baixos relutância e usar um interruptor elétrico (MOSFET) para controlar as seqüências ON e OFF dos eletroímãs (as escovas permanecem em uso, é claro)


Talvez a 4) sugestão acima faz com que este simples do motor um pouco mais complicado.

Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 01, 2013, 11:41:21 AM
Caros amigos,

Eu e o Ney trabalhamos juntos nesse motor por algum tempo e não conseguimos descobrir o que o impede de continuar acelerando. Muitas teorias apareceram, entre elas a da possível incapacidade do material ferromagnético em lidar com a alta frequência de comutação das espiras. Mas não sabemos ao certo se isso é a causa. Eu acredito que não, já que usamos um núcleo de pó-de-ferro no rotor que, segundo as especificações técnicas, responde a frequências muito mais altas do que aparece no protótipo que construímos. Mas não sabemos se o mesmo se aplica ao fechamento externo, (estator).
Os testes e medições realizados confirmaram o que esperávamos no que tange a BEMF. Ou seja, esse rotor é incapaz de induzir, (auto induzir), qualquer voltagem nas espiras. A corrente permanece constante durante todo o tempo. Se há alguma perda, é devida a baixa condutividade das escovas em regime dinâmico. Mas isso também se mostrou irrelevante.
Portanto, se a corrente fica constante o torque deveria ficar igualmente constante. O motor deveria continuar sempre acelerando.
Queríamos atingir uma dada velocidade angular, tal que o produto Omega * Torque resultasse em uma potência mecânica maior que o produto V * I. No nosso protótipo, calculamos que isso ocorreria se chegássemos a ~5.000 RPM. Mas nunca chegamos lá.

Veja na figura uma simulação feita no FEMM, que mostra o comportamento das linhas de força do rotor com o estator, apenas o rotor e para efeito de comparação as de um um ímã . É possível ver uma similaridade grande entre o rotor isolado e um ímã.
Usando-se uma corrente de 40A passando nas espiras cuja área da seção é de ~3mm2, o femm calculou um torque de ~0.8 N.m. O modelo no femm tem as mesmas dimensões físicas do protótipo. Apenas os materiais utilizados na simulação não foram os mesmos do protótipo.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 01, 2013, 02:21:14 PM
Mas uma imagem mostrando a superposição do resultado da simulação com a foto do protótipo.
Pode-se ver pelas linhas de força que aparecerá um torque no sentido horário no rotor.
A tendência das lihas de força é se alinharem conforme a imagem central da Fig. 1 no post anterior. Mas isso nunca acontece, já que quando o rotor girar, o ponto de contato escova/espiras do rotor manterá o campo sempre na mesma configuração. Ou seja, o rotor gira, mas o campo não.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on June 01, 2013, 03:01:16 PM
Caros Amigos,

A partir da figura da simulação FEMM agora eu posso ver que os pólos dos eletroímãs no rotor atrair para as partes diâmetro interno menor do estator. Infelizmente, no meu e-mail anterior eu pensei que os eletroímãs atraídos para as peças em forma de L que eu indiquei como A e B na figura abaixo, desculpe por isso.

Ney, eu também escrevi em meu e-mail anterior que a ferida bobina para o estator não teve nenhum papel na operação e atrevi-me a referir a ele como coil "uggly olhando", desculpe por isso, eu só queria se referir a ele.

Amigos, Você também pode ver que eu editei sua imagem simulada e chamou mais dois 'dentes' no estator. Isto envolveria ajustar o funcionamento das escovas também. Eu sei que a minha modificação é assimétrico, mas eu quis dizer os 4 'dentes' a 90 graus uns dos outros.
Eu acredito que, interrompendo a corrente de entrada com mais freqüência, o consumo de energia pode ser reduzido um pouco, enquanto o torque permanece praticamente o mesmo.

Eu gostaria de saber que em seu projeto, como mostrado, se tomarmos o rotor uma vez completo, de 360 ​​graus, então quantos graus tempo demora o atração acontece? ou seja, quanto tempo o tempo ON é que as escovas segurar?

João, obrigado pelas explicações, eu entendo.
Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 01, 2013, 04:38:46 PM
Olá Gyula

As espiras estão "ON" o tempo todo. Não há interrupção na corrente elétrica circulante.
Isso é fundamental para que o campo se manteha estático e sempre alinhado na mesma direção. Portanto, o torque deveria ser sempre constante.

A adição de novos "dentes" ao estator implicaria em comutar os pontos de alimentação, (escovas), no rotor. Acho que isso não traria nenhuma vantagem, além de também aumentar o atrito com o rotor.

Eu acredito que o orientação do campo oscile angularmente com a rotação do rotor, devido a comutação de espiras. Isso talvez seja a causa da limitação de RPM, já que a medida que a RPM aumenta a frequencia da oscilação angular do campo também aumenta. Talvez haja uma limitação dos materiais envolvidos, em acomodar frequências angulares mais altas.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on June 01, 2013, 05:14:24 PM
Olá João,

Agora eu tenho um problema ... Aqui você escreveu:

[As espiras estao "ON" o tempo todo. Não há interrupção na corrente elétrica circulante.
Isso é fundamental para que o campo se manteha estático e sempre alinhado na mesma direção.]

e aqui você escreveu:

[Eu acredito que o fazer orientação campo oscile angularmente com a rotação de rotor, devido a comutação de espiras.]

Será que tudo isso significa que as escovas nunca interromper a corrente de entrada,  nem mesmo entre as pequenas aberturas de ar dos segmentos do comutador?  Seria possível ver uma imagem sobre as escovas e os segmentos de cobre? Se você não pode mostrar uma imagem, não há problema, é claro.

Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 01, 2013, 06:51:49 PM
Acho que entendo a confusão.

A bobina está sempre ON, já que sempre haverá contato entre as escovas e as espiras, (turns).
A área de contato da escova com o rotor é tal que pelo menos 3 espiras estarão fazendo contato com as escovas em cada pólo.
Quando o rotor gira, uma única espira em cada pólo perde o contato com a escova, enquanto uma nova espira faz contato em cada pólo.

A figura anexada pode esclarecer isso melhor. Veja que sempre haverá espiras em contato com a escova, e portanto, a corrente circulante nunca cessa. Por isso o torque é constante, assim como o campo.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on June 01, 2013, 07:10:17 PM
Interssante se levar em consideracao que nao existe interrupcao/pusacao. Que material voce usa no nucleo do rotor. Ferro laminado?

Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: nfeijo on June 01, 2013, 07:15:47 PM
O núcleo é uma toroide de pó de ferro. Segundo a especificação do fabricante ela vai até 100 kHz. Nós estimamos uma frequência de 5 kHz, deveria aguentar muito bem.

Aquela fita azul com umas voltas de fio nada tem a ver, deveria ter sido retirada para a fotografia. Só serve para confundir as coisas.

Deu para entender, com estas imagens que o João botou ?
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on June 01, 2013, 07:25:53 PM
Cada vez mais interessante esse efeito.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: ariovaldo on June 01, 2013, 07:42:40 PM
Pessoal, desculpem-me a estupidez das minhas perguntas e observações porém procuro "pensar" diferente quando assunto é pesquisa nesse campo. Em 2008, basando-me numa entrevista de rádio, repliquei um motor que se consistituia somente de um eixo e dois rolamentos montados sobre uma base isolada. Usando uma bateria de 6 volts e aplicando tensão nas extremidades dos rolamentos, esse motor rodava em alta velocidade. No caso o torque era muito baixo e o motor muito enificiente. Serviu como aprendizado. Fazendo uma analogia no que vocês estão fazendo, aplicando tensão e substituindo o estator por um conjunto de imãs, como seria a reação? Estou falando besteira?
Um abraco
Ari
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 01, 2013, 08:29:39 PM

Você tem toda a razão em pensar diferente. Principalmente nesse assunto, que é terreno bem pantanoso... Portanto, suas perguntas serão sempre benvindas e igualmente pertinentes.

Fizemos alguns testes usando ímãs no estator. O torque, e consequentemente a RPM, melhoram muito. Mas o velho problema da BEMF, volta com toda a força. Ou seja, os ímãs no estator induzem uma bela voltagem no rotor, que aparece como DC para as escovas. Isso transforma esse motor em um tipo convencional, onde a corrente e consequentemente o torque diminuem a medida que a RPM aumenta. Portando, essa não é uma opção para esse motor.
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on June 02, 2013, 07:02:42 AM
Quote from: nfeijo on June 01, 2013, 07:15:47 PM
...
Aquela fita azul com umas voltas de fio nada tem a ver, deveria ter sido retirada para a fotografia. Só serve para confundir as coisas.

Deu para entender, com estas imagens que o João botou ?

Oi Gente,

Sim, o momento em que vi as imagens de João, tudo se tornou claro. Eu deveria tê-lo encontrado mais cedo, quando você mostrou outra foto do rotor: http://www.overunity.com/13481/maquina-movida-pela-forca-da-gravidade/msg361927/#msg361927 vendo a superfície 'maquinado' dos fios, com os traços "negros" de escovas.

Agora fica a pergunta, é claro, como o rpm poderia ser aumentada. Porque o rotor é um electromagneto, a sua força de atracção depende 'AmperTurns' e da distância para a superfície do estator. Aqui, significa não apenas a diferença física de ar entre o rotor e o estator, mas a distância entre os pólos magnéticos do rotor e a superfície do estator, à direita?  Eu editada a sua imagem para mostrar como Quer dizer o ângulo entre o eixo dos pólos magnéticos e o eixo da simetria do núcleo do estator. (Deve ser um ângulo óptimo, tendo em conta o comprimento do arco no perímetro interno do estator.)
Eu sei que as 'AmperTurns' não pode ser aumentada indefinidamente, o limite é de saturação do núcleo e espaço para a massa de fios e a perda de calor. Eu suponho que você tenha considerado todos estes fatores e tentou otimizá-los?

Se sua resposta for sim, então a única resposta possível (por isso que o rpm é apenas 2400) é o que eu já mencionei: o peso ou a massa do rotor, juntamente com a resistência do ar, encontra um "balanço energético" versus a energia de entrada numa 2400 rpm. Penso que, no caso da construção tem tamanhos físicos superiores (suponha um rotor com 20 centímetros de diâmetro exterior), então as forças de atracção pode ser muito maior, daí poderia aumentar rpm.

No entanto, um conceito de motor muito interessante, eu gosto. Estou curioso: Você já viu uma mudança na corrente de entrada quando aplicada uma carga sobre o eixo do motor? Só mais uma pergunta: como é quente o rotor pode tornar-se depois de um certo tempo de execução? (pelo menos 200W calor é dissipado no mesmo, mesmo que a resistência DC da bobina nos pontos de alimentação é de cerca de 0,1 Ohm (45A * 45A * 0,1 Ohm = 202W)

Obrigado,
Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 02, 2013, 07:39:29 AM
Olá Gyula

Você está certo em suas observações. O torque depende diretamente da intensidade do campo, (Apere/turns), do gap entre o rotor e o estator e do ângulo formado pelos eixos de simetria do rotor e o estator. A única observação é que o eixo de simetria do rotor passa exatamente pelos pontos de contato. O que vemos na simulação é uma rotação dos polos magnéticos pela influencia do estator. Portanto, se tirássemos o estator veríamos a simetria exatamente nos pontos de contato elétrico, conforme aparece na imagegem central da Figura 1 em meu primeiro post. O FEMM nos permite fazer uma boa otimização desse ângulo. As simulações apontaram para 5 graus, medidos do ponto de contato para borda anterior do "dente"do estator.

Achamos que o fator limitante para uma RPM maior pode estar relacionado também as imperfeições mecânicas na construção do rotor. Havia um grande desbalanciamento no rotor do protótipo e isso causa vibrações que certamente consomem energia. Acho que se o rotor fosse melhor construído, com maior diâmetro e bem balanciado, talvez fosse possível atingir o ponto esperado.

Você tem razão quanto ao calor. O rotor esquenta muito. Tínhamos sempre que interromper os testes para resfriar o rotor.

Ma esse proptótipo nunca foi pensado em ser um produto acabado. Pelo contrário, foi construído apenas para como prova de conceito. E para isso, sem dúvida alguma, funcionou muito bem. O motor funciona sem BEMF, tem bom torque e creio que com algumas otimizações construtivas pode demonstrar um comportamento interessante no que se refere ao balanço de energia.
Seria muito bom se alguém com os recursos necessários pudesse dar continuidade a esse projeto.


Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on June 02, 2013, 12:18:49 PM

Olá João,

Obrigado pela resposta. I seria curioso sobre a alteração da corrente de entrada, quando o eixo do motor está carregado. Eu acho que, em teoria, a atual não deve mudar nesta configuração e me pergunto se é assim na prática.
(Eu sou um pensionista e não têm os meios para ter um 'laboratório' mecânico, infelizmente.)

Eu editei sua imagem novamente para mostrar o ângulo de 5 graus, veja a Figura 1, para perguntar se eu entendi o seu texto corretamente: [As simulações apontaram para 5 graus, medidos do ponto de contato para borda anterior do "dente"do estator.]

Se eu entendi corretamente, por favor, veja meu Figura 2 onde eu corto o canto de 90 graus do "dente" perto dos pólos magnéticos do rotor, de modo que os pólos magnéticos do rotor pode ser capaz de ver uma maior área de superfície do estator do que anteriormente com a borda 90 graus do "dente".  Presumo que o fluxo magnético pode 'pular' no estator muito melhor, porque mais área estaria enfrentando os pólos magnéticos do rotor.  (Em ambas as Figuras, as linhas verticais representam o eixo de simetria do rotor. Favor desconsiderar as linhas de fluxo magnético das simulações anteriores.)
Evidentemente, o ângulo de 5 graus não seria válido e uma nova optimização deve ser executado.
Talvez em FEMM, a mudança do canto do 'dente' pode ser feito facilmente.   O que vocês acham?

Eu gostaria de mostrar a todos vocês um link da web, onde há duas figuras interessantes:
http://alexfrolov.narod.ru/ph-machine.htm (http://alexfrolov.narod.ru/ph-machine.htm)

Na Figura 1 do link, um íman permanente é rodado mecanicamente no interior de um núcleo toroidal e uma bobina é enrolada sobre o núcleo toroidal para utilizar a energia induzido.

Na Figura 2, o íman permanente é substituído por um electroíman estacionária e a bobina do electroíman é accionado por uma corrente alternada. A energia de saída também é feita a partir da(s) bobina(s) enrolada(s) sobre o núcleo.
Minha opinião é que ambas as configurações podem ter BEMF, de modo a obter qualquer saída adicional contra a entrada seria difícil, para dizer o mínimo.

A razão de eu mostrar essa ligação é que se você quiser testar a configuração na Figura 2 do link, você tem o estator e rotor disponível. A coisa boa é que você pode inserir suas bobinas do rotor em um oscilador transistor, para formar um circuito tanque LC. A alimentação de DC de entrada para o oscilador pode ser medida facilmente. A frequência operacional depende essencialmente das propriedades magnéticas do núcleo do estator. A energia AC induzida nas bobinas do estator pode ser rectificada e filtrada para torná-la mais fácil de medir. O que vocês pensam sobre essa configuração?

Saudações,
Gyula
Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: joao.andrade on June 02, 2013, 05:47:42 PM
Hello Gyula

A corrente não se altera quando submetemos o motor a uma carga mecânica qualquer. Mesmo se o impedirmos de girar a corrente não muda.

A sua Fig. 1 está correta. O FEMM mostra que esse é o ponto de máximo torque. não entendi bem a figura 2. Mas o FEMM também demonstrou  com bastante precisão que o comprimento do arco que forma o "dente"do estator influencia o torque. E o que usamos no protótipo é o que resulta em maior torque.

Estudamos também a remoção do semi-perímetro esquerdo do estator, com o objetivo de concentrar o máximo de linhas de força no semi-perimetro direito. Com isso eperávamos um aumento do torque. O Femm demontrou que o torque de fato aumenta.
Para simular isso na prática, enrolamos uma bobina no semi-perímetro esquerdo e usamos uma fonte DC externa para manter um campo de repulsão as linhas de força do rotor. Houve uma pequena melhoria no torque, mas não foi muito significativa.

Quanto ao experimento no link que você enviou, já fizemos experimentos como o proposto no site e os resultados foram muito ruins. Perde para qualquer transformador convencional bem construído.


Title: Re: Máquina movida pela força da gravidade
Post by: gyulasun on June 03, 2013, 11:16:06 AM
Quote from: joao.andrade on June 02, 2013, 05:47:42 PM
...
não entendi bem a figura 2. Mas o FEMM também demonstrou  com bastante precisão que o comprimento do arco que forma o "dente"do estator influencia o torque. E o que usamos no protótipo é o que resulta em maior torque.
...

Olá João,

Obrigado por todas as explicações e eu imaginei que o comprimento do arco influencia torque.  No que diz respeito a minha figura 2 para cortar o canto de 90 graus dos "dentes", eu editei a foto do estator e mostrou com linhas pretas em que pensei para cortar as bordas dos "dentes". Dessa forma você obtém uma superfície retangular maior sobre os lados dos "dentes" contra a superfície de canto de 90 graus nas laterais, onde os pólos do rotor são provenientes. Acho que desta forma a maior área dos dentes em seus lados serão capazes de receber mais fluxo do que com as suas áreas laterais menores no caso do 90 graus canto.
Talvez você também tenha feito tais modificações em FEMM para ver a mudança no torque, embora trata-se de reajustar o melhor grau 5, o que era bom para os cantos de 90 graus dos "dentes".  (Estou ciente do fato de que o comprimento do arco que forma a "dente" do estador   torna-se um pouco mais curto com este tipo de 'corte', mas este não é o objetivo principal neste caso.)

Obrigado por sua opinião sobre as configurações eu mostrei um link. Eu muito bem pensei que você estavam familiarizados com eles e que você tinha começado maus resultados.

Acho que a única outra instalação onde um eletroímã atrai um pedaço de ferro para conseguir um motor sem BEMF foi mostrado por Lindemann, veja aqui:
http://www.free-energy.ws/electric-motor-secrets/attraction-motor.html (http://www.free-energy.ws/electric-motor-secrets/attraction-motor.html)  Ele usa um interruptor para controlar os tempos ON e OFF do eletroímã e ele utiliza a energia do campo magnético em colapso. Ele reivindicou no fórum, que, em teoria, a configuração certamente tem um COP> 1, se o intervalo de ar (air gap) entre o rotor e o estator é muito pequeno (ele precisa de uma máquina muito preciso) e incluindo a energia recuperada a partir do colapso de fluxo tambem. Infelizmente, as repetições não provaram a COP> 1 expectativa.

saudações,
Gyula
Title: Considerações pseudofilosóficas sobre motores
Post by: nfeijo on June 17, 2013, 08:15:29 AM
Gente, mais uma vez conseguimos um motor sem back emf. O primeiro, há muitos anos, foi o VRM. O Harold Aspden já dizia que todo VRM é OU. Suponho que era porque eles não tem back emf. Mas o VRM tem muitos problemas. O tempo necessário para encher e esvaziar a bobina limita a rpm que se pode atingir. E a vantagem de não ter back emf só aparece em alta rotação, pelo menos nos rotores que somos capazes de fazer. O segundo motor sem back emf foi esse aí de cima, chamado por nós de morde-o-rabo, por motivos óbvios. Esse tem o problema de escovas, com corrente muito elevada, o que talvez explique o fato de não ultrapassar 2.500 rpms. Talvez. Agora estamos com o motor de Lorentz, que não chega a ter nenhuma back emf, como os outros dois, mas que tem uma back emf bem reduzida e que esperamos reduzir ainda mais. O truque está no desenho do estator. Já estamos na fase das medidas, sempre muito complicada. Muita gente pensa que sem back emf um motor vai acabar sendo OU, como sugerem as equações.